quinta-feira, 20 de setembro de 2012

CRONOLOGIAS MOSSOROENSES V

Nesta data, porém, em 1932, aconteceu o Festival do humorista mineiro Waldomiro Lobo, no cine teatro GLÓRIA, que funcionava aonde é hoje o escritório de F. Souto Industria e Comércio e Navegação, quando se originou movimento desusado entre simpatizantes da revolução de São Paulo e adeptos da Aliança Liberal, em face de um viva dado àquele estado e fortemente aplaudido pela platéia. Em consequência, foram presos no dia imediato, o Dr. João Marcelino de Oliveira, Francisco Queiroz, Joel Carvalho e o artista Waldomiro Lobo.

FONTE: LAURO DA ESCÓSSIA.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

CRONOLOGIAS MOSSOROENSES IV

Nesta data, em 1919 é fundada a Sociedade Beneficente "União de Artistas", cuja primeira diretoria, eleita em 21 do mesmo mês, ficou constituída pelos artistas Francisco Negócio da Silva como presidente, Francisco Paulino como vice presidente, Cicero A. de Oliveira, 1º secretário, Luiz Gonzaga Leite, 2º secretário, João Dias como tesoureiro, Hermógenes Lucas Mota, adjunto de tesoureiro, Diretores - Manoel Joaquim Belém, Luiz Alves Ferreira, Idalino Pereira da Costa, Sebastião Dias, Antonio Nunes Sobrinho e Manuel Arruda. Suplentes, João Calixto de Maria, Francisco Ananias, João Paulino de Araújo, José Sales de Medeiros, João Aires Filho, Francisco José da Silva. Comissão Fiscal - Francisco Camilo de Oliveira Lemos, Virgínio Freire da Silva, João Damasceno Leite, Pedro Paraguai e Artur Paraguai. De acordo com a alínea D do artigo 12 de seus Estatutos, foi nomeado orador oficial desta primeira gestão, que durou até o dia 14 de setembro de 1929, o associado José Martins de Vasconcelos.
    
Tendo chegado no dia anterior, isto é, em 13 de setembro de 1933, em sua despedida no dia seguinte, 14 de setembro, o Presidente Getúlio Vargas hasteia o pavilhão nacional defronte ao prédio da Praça Bento Praxedes, que atualmente é a residência da viúva de Dix-neuf Rosado, onde se hospedara, ao som do hino nacional e presença de alunos da Escola Normal de Mossoró, ali incorporados sob a direção do Professor Vicente de Almeida, seu diretor. O chefe de governo veio acompanhado, nesta visita a Mossoró, dos Ministros José Américo de Almeida e General Juarez Fernandes Távora, respectivamente da Viação e Obras Públicas, do interventor Mário Câmara e Dr. Potí Fernandes, então chefe de polícia do estado. Vale ainda salientar a presença na comitiva presidencial, do preto Adão, serviçal da Família Vargas, no Rio Grande do Sul, que tratava o presidente na maior intimidade, chamando-o simplesmente de Getúlio.O Presidente visitou a salina "Jurema" e em trem especial seguiu viagem para a cidade de Caraúbas, onde assistiu a uma vaquejada, dali partindo de automóvel para a cidade paraibana de Souza.

FONTE: LAURO DA ESCÓSSIA.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

CRONOLOGIAS MOSSOROENSES III

Em 1920, nesta data de 12 de setembro, foi fundado o Ipiranga Esporte Clube, entidade recreativa destinada à prática do esporte bretão. Seu primeiro presidente foi o Padre Manuel da Costa, diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia, que à época era ainda Ginásio. Os demais integrantes da diretoria, escolhida por aclamação, foram os desportistas Solon Aranha, Bonifácio da Costa Queiroz, Vicente Leite de Oliveira, Manuel Lopes de Melo, João Felipe de Oliveira, Alfredo de Souza Melo, Duodécimo Rosado, José de Castro Cordeiro e Francsico Trajando. O Ipiranga Esporte Clube foi o segundo grêmio desportista fundado em Mossoró, tendo adotado as cores brancas e pretas para seu uniforme de jogo.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

CRONOLOGIAS MOSSOROENSES II

Nesta data, em 1911, falece no Rio de Janeiro o engenheiro Crocratt de Sá, notável defensor da Estrada de Ferro de Mossoró no Clube de Engenharia, de cuja organização era um de seus mais destacados membros.

Também nesta data, porém, em 1932, por ato de número 44, do então prefeito Tertuliano (Terto) Aires Dias, pondo em prática recomendação do Interventor do Estado do RN, foi mandado apagar e mudar nomes de pessoas vivas, afixados em ruas e praças da cidade de Mossoró, bem assim retirados retratos existentes na Galeria Histórica da Prefeitura de Mossoró. Assim, a rua Coelho Neto passou a se chamar Jerônimo da Câmara, a praça Alípio Bandeira teve o nome de Paulo de Albuquerque, a Rafael Fernandes recebeu o nome de Padre João Maria, a Antonio de Souza ficou sendo a Guilherme de Melo, a praça José Augusto passou a ser denominada Padre Freire de Carvalho, a avenida Tavares de Lira teve o nome de Bezerra Mendes, a rua Afonso Vizeu a de Parde João Urbano, a rua Vicente Sabóia voltou a ser a rua Do Comércio, a avenida Ferreira Chaves ficou sendo Alexandre Soares, a Venceslau Braz passou a ser professor José Alexandre, rua Artur Bernardes para Martins de Miranda, a Epitácio Pessoa para Capitão Antonio Filgueira, rua Melo Franco para Ferro Cardoso, praça Felipe Guerra para Otávio Correia. Foram retirados da Galeria da Prefeitura os retratos do Desembargador Ferreira Chaves, Drs. José Augusto Bezerra de Medeiros e Alberto Maranhão e do Coronel Vicente Sabóia, cidadãos mossoroenses.

Ainda nesta data, em 1979, A Loja Maçônica Jerônimo Rosado passa a funcionar em seu Templo recém construído no Planalto 13 de maio, quando foram iniciados nove obreiros.

FONTE: LAURO DA ESCÓSSIA.