quarta-feira, 24 de outubro de 2012

E AGORA?

Quando eu tinha uma vida, supostamente, saudável, me indicaram a comida macrobiótica. Alegavam que eu teria no mínimo uns dez anos de sobrevida. Procurei saber onde vendia e passei a me alimentar com aquela comida de gosto duvidável, através de marmitas, que as apanhava todo dia na casa de uma senhora que residia na avenida Rio Branco, nas proximidades da praça de esportes. O certo é que fazia um grande esforço para suportar aquela comida todo dia, mas, como era uma comida saudável e que me garantiam alguns anos de sobrevida, suportava. Pois muito bem, certo dia, chego para pegar minha marmita e fui informado que a senhora não mais estava fornecendo. Imediatamente, indaguei o porque da mesma havia parado de fornecer e tive como surpreendente resposta: Ela morreu...!!!  

terça-feira, 23 de outubro de 2012

CRONOLOGIAS VII

Nesta data, em 1931, falece em Mossoró, o comerciante proprietário da Casa Marcelino, que na década de 1910 ocupou cargo de delegado de polícia nesta cidade, Francisco Marcelino de Oliveira. Era natural de Patú, estado do Rio Grande do Norte.

1946 - Visita do jornalista Orlando Dantas, diretor do Diário de Notícias do Rio de Janeiro, revendo Mossoró após uma ausência de trinta anos. Foi homenageado com um banquete por parte dos amigos, cujo ágape realizou-se no Clube Ipiranga.

1946 - Falece o Coronel Rufino da Silva Caldas, natural do Assú. Cidadão de invejável moral. Rufino chegou a Mossoró em 1884, tendo se matrimoniado e constituído família nesta cidade. Ocupou vários cargos eletivos e exerceu o comércio de panificação me nosso meio, onde desfrutava de largo conceito.

1952 - Falece no Rio de Janeiro, onde residia, o Cel. Vicente Fernandes, chefe da importante organização comercial Tertuliano Fernandes & Cia, e pessoa de prestígio social e político em nosso meio.

1953 - Desastre ferroviário em que perdeu a vida o cidadão Eduardo dos Santos, antigo comerciante da praça e co-proprietário do jornal A Tribuna, que circulou em Mossoró no ano de 1915. Também proprietário de bares e restaurantes.

FONTE: Lauro da Escóssia Nogueira.   



 

terça-feira, 9 de outubro de 2012

ESTUDADA


Conversava com um amigo que detinha todas as esperanças de que sua esposa fosse ser eleita vereadora numa vizinha cidade aqui de Mossoró e, ele me dizia: Que diabo aquela mulher vai fazer numa câmara de vereadores? Indagado por mim o porquê deste questionamento, ele me disse que ela sequer sabia escrever direito. Indaguei-lhe, se era verdade, como ela havia passado num concurso público, há alguns anos atrás. Ele me disse: Homi, ela concorreu só com analfabetos... Continuou: Quando ela foi fazer o concurso eu lhe perguntei se ela já tinha pelo menos visto uma prova de concurso e lhe respondeu: Num é daquelas que tem como opções de respostas àquelas letrinhas A, E, I, O, U...

CRONOLOGIAS MOSSOROENSES VI


Nesta data, em 1868, nasce em Mossoró, João Dionísio Filgueira, magistrado, Juiz de Direito de Mossoró, mais tarde Desembargador deste estado, falecido em 13 de abril de 1947, quando relatarei maiores detalhes acerca de sua trajetória de vida.

Também nesta data, em 1930, foi assassinado no Hotel dos Estrangeiros, no Rio de Janeiro, o deputado João Suassuna representante do estado da Paraíba, sua terra natal, na Câmara Federal e ex-governador daquele estado. O Dr. João Suassuna foi um dos mais destacados alunos do Colégio 7 de setembro, que funcionou em Mossoró, entre os anos de 1900 e 1904, sob a direção do latinista Antonio Gomes de Arruda Barreto.